Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Hela | Moda e tendências

Um olhar diferente sobre a moda. ✨ Aqui falamos de moda, tendências, opiniões e muito mais.

23
Out19

#Outubro Rosa | O autoexame da mama

Este é o exame que deves inserir na tua rotina mensal.

Tita Vicente

Um mês cor de rosa.pngArte criada por mim. Imagens retiradas do Pinterest.

 

Já falei da importância da prevenção e da consciencialização sobre este assunto e hoje venho falar de uma coisa que une todas as publicações, o autoexame da mama. Este é o método mais “primário” de prevenção. Várias pessoas foram comentando que têm algumas dúvidas sobre como é feito este autoexame, por isso, eu pesquisei um pouco sobre o assunto e reuni aqui algumas das informações que achei mais importantes e relevantes.

Quanto mais vezes fizerem este reconhecimento do nosso corpo, mais fácil será para nós detetar se existe algo de errado ou não. Devemos sempre lembrar-nos de que a mama é um órgão que difere de mulher para mulher, da nossa idade e de toda uma panóplia de fatores. Não fiques alarmada logo de início se a tua não for igual “à da vizinha”, como se costuma dizer. Se vires algo de errado por favor contacta o teu médico de família e diz o motivo da consulta.

 

Com que frequência devemos fazer o autoexame?

A maioria dos sites diz-nos que devemos inserir isto na nossa rotina mensal. Ou seja, todos os meses deveríamos fazer esta apalpação e, alguns sites, recomendam também que se faça uma semana após o fim da menstruação, no caso de esta ser regular. Se não é o vosso caso, devem estabelecer um dia na vossa agenda para o fazerem. Podem sempre colocar um alerta no telemóvel para ajudar a inserir este hábito.

 

Como é que ele é feito e durante quanto tempo?

Recomenda-se que para fazermos a apalpação estejamos de pé e em frente a um espelho. Deixei aqui em baixo também uma imagem ilustrativa feita pela C&A que demonstra muito bem o passo a passo. É aconselhável também que estejamos calmas, relaxadas e que não exista a possibilidade de sermos interrompidas. Devemos demorar cerca de 10 minutos a fazer este autoexame.

 

transferir.jpgCrédito: C&A

 

E se eu achar que está algo de errado?

Se sentires isto liga imediatamente para o teu centro de saúde e explica o motivo da marcação da consulta, tal como disse anteriormente. Digo isto, pois, no meu caso é extremamente difícil marcar consulta com a minha médica de família, por norma tenho de fazer a marcação com pelo menos um mês de antecedência. No entanto, quando isto aconteceu, expliquei à funcionária o motivo e ela rapidamente agendou-me uma consulta de emergência com a minha médica de família para podermos discutir a situação.

 

Espero que este post te tenha ajudado e que novamente te encoraje a tornar isto uma parte da tua rotina, combinado?

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.